terça-feira, 22 de junho de 2010

O Darth Vader do Jardim Botânico - além da poesia

Eram oito da manhã e no auge do meu sono, no meu direito de lagartear num dia de semana, sou acordada pelo “batidão” na casa do vizinho. As paredes da minha sala pareciam que iam explodir e meus ouvidos também. Do quarto andar (e último) do meu apartamento no Jardim Botânico tudo o que eu queria, se não fosse barrada pela minha consciência moral, era jogar a infeliz da adolescente “dona do prédio” do quinquagésimo. Pensei em ir até lá e arrebentar aquela porta, mas desisti de ficar batendo cabeça. Ia acabar presa. E sou assim mesmo, tô sempre com uma vontade quase irresistível de experimentar o crime. Tomei um gole de café requentado no microondas e fui pedalar na Lagoa. Quando você já tá com uma pré-disposição pra achar tudo um inferno não tem jeito. Primeiro dei de cara com a Rua Jardim Botânico - que não tem nada de romântica sob minha avaliação pessoal -, cheia de barulho, buracos nas ruas, calçadas e imediações, além de muito lixo e estabelecimentos decadentes. Pra mim sempre foi difícil pedalar ali porque sempre fui meio desequilibrada, em todos os sentidos. Os botequins abrindo e já cheios de seus freqüentadores matutinos. Também não consigo ver romantismo nenhum em alcoolismo. Enfim, já na Lagoa mais uma visão das trevas: eis que um despacho (mandinga, feitiço, ebó, mironga, ziriguidum) tinha sido feito ao lado do Clube Naval, no meio da ciclovia. Despacho legal, com direito a tigela de barro quebrada, galinha preta assassinada e farofa de ovo com banana e bacon pra todo lado. Fiquei tão impressionada com aquela sucessão de incivilidade que acabei atropelando outro ciclista. Até achei que podia ter sido a macumba, depois do meu olhar discriminatório. Foi quando parei e chorei, chorei muito. O atropelado me abraçou e disse que tudo bem, que não tinha sido nada sério. Coitado, ele saiu pior do que minha entrada com tudo em cima dele e sem entender que eu tava tendo uma crise de nervos. Ai, ai... Quanta saudade da Zona Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário